COMO EVITAR QUE A BATERIA DESCARREGUE

Hoje vamos falar sobre os comportamentos que dão origem à bateria descarregada. Sabendo as causas, pode-se trabalhar para evitar ser pego de surpresa.

Fuga de carga

A fuga de carga acontece quando o consumo de energia do carro é maior do que a estrutura oferecida pelo automóvel. Alguns exemplos são os cabos estragados ou adaptações realizadas em sistemas de som.

Problema no alternador

O alternador gera energia para a bateria e faz com que ela permaneça carregada. Se estiver gerando energia insuficiente, a bateria pode perder potência ou, em alguns casos, “arriar”.

Deixar o carro sem funcionar por longos períodos

Enquanto o veículo está desligado, a bateria continua fornecendo carga para os sistemas do automóvel. Os equipamentos elétricos, como alarme, rádio, relógio digital e painel demandam uma pequena alimentação que, em longo prazo, vão descarregar a bateria.

Frio

As baterias têm uma tendência maior de pifar no frio, pois ao dar a partida, a baixa temperatura dificulta a vaporização do combustível e deixa o óleo lubrificante mais grosso e viscoso, obrigando maior esforço do motor e necessidade de maior carga de energia.

Outros fatores merecem atenção:

- Rastreador

- Faróis ligados

- Alarme desconfigurado

- Chave “virada” na ignição

- Luzes internas ou do porta-luvas acessas


Todos esses componentes causam o mesmo problema: a bateria é acionada sem que o motor esteja rodando. Então fique ligado e preserve o bom funcionamento da bateria em seu carro.