A TROCA DOS FILTROS DO AUTOMÓVEL

Filtros de ar, óleo, combustível e ar condicionado: estes são os filtros comuns a todos os automóveis. Cada um deles cumpre uma função distinta, mas o que todos têm em comum é o fato de serem fundamentais ao bom desempenho, durabilidade e segurança.

Filtro de ar

O filtro de ar garante que as impurezas que circulam no ambiente não cheguem ao interior do motor: uma questão de proteão dos componentes mas também de eficiência do veículo, já que quanto mais limpo for o ar aspirado, mais eficiente será a queima de combustível. Lembre-se que filtro sujo acarreta perda de força do motor e consumo mais alto.

De forma geral, o filtro de ar deve ser substituído a cada 10.000 km rodados, mas a recomendação é que verifique sempre o manual do proprietário e siga as informações de cada fabricante.

Filtro de óleo

A troca deste item deve ser efetuada sempre que a mudança de óleo for realizada. Isso porque as impurezas contidas no filtro já usado podem contaminar o óleo novo e este não terá a mesma durabilidade anunciada pelo fabricante: na maioria dos casos, aconselha-se a troca de óleo a cada 10.000 km rodados.

Filtro de combustível

Seja qual for o tipo de combustível utilizado no veículo, ele é portador de pequenas partículas de sujeira, o que é agravado sempre que se deixa o tanque ir à reserva. Quando isso acontece, a bomba de combustível irá puxar os resíduos que se acumulam no fundo do depósito. Viu como a função do filtro de combustível é importante? Se ele for bem cuidado, isso garante uma vida saudável ao motor e seu bom comportamento.

A regularidade para trocar o filtro de combustível varia. Filtros indicados para reter as impurezas do diesel duram menos que os aplicados aos carros a gasolina, por exemplo. Verifique sempre a indicação do fabricante.

Filtro de ar condicionado

Este o é responsável por evitar a entrada de poeira, partículas e pólen no interior do veículo, sendo que alguns conseguem mesmo eliminar bactérias, vírus e cheiros provenientes da parte externa. A limpeza deste filtro é aconselhável pelo menos duas vezes por ano, não sendo necessária a sua troca sempre que se detecte maus odores. No entanto, se após a limpeza o filtro apresentar manchas permanentes, pondere a sua substituição imediata.